O Flamengo encara o São Paulo no domingo (24), às 16h (de Brasília), pela final da Copa do Brasil. E uma reunião às vésperas da decisão decretou o futuro de Jorge Sampaoli: o argentino não vai seguir para 2024.
Durante o SportsCenter desta sexta-feira (22), com transmissão pela ESPN no Star+, o repórter Cícero Mello trouxe detalhes da reunião do presidente Rodolfo Landim com o departamento de futebol, que tem o vice-presidente Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel como responsáveis, para bater o martelo a respeito da permanência do argentino.
O papo entre os dirigentes aconteceu momentos antes da entrevista dada por Braz na última quinta-feira (21) para explicar a confusão que se envolveu com um torcedor em um shopping no Rio de Janeiro, na terça-feira (20).
De acordo com Cícero Mello, nem mesmo um possível título da Copa do Brasil fará com que Sampaoli continue para a próxima temporada. O comandante está sem clima após uma temporada marcada por turbulências internas e a falta do bom futebol.
Como a ESPN informou nos últimos dias, o argentino está isolado no clube e não conta com o respaldo nem dos membros do departamento de futebol. Landim, muito próximo do comandante e maior entusiasta da sua contratação, foi quem bancou a permanência até aqui.
Sampaoli não fala a mesma língua dos jogadores, que estão insatisfeitos com a linha de trabalho do argentino. A falta de conversa com os atletas e a indefinição de um time titular (são 38 equipes diferentes em 38 jogos) não caíram bem com o elenco.
Além disso, a pouca explicação para a não utilização de atletas é algo que desagrada.
O exemplo de Rodrigo Caio é o mais claro até aqui. Multicampeão pelo clube e líder do elenco, o camisa 3 virou a última opção do setor para Sampaoli e atuou apenas 14 minutos com o argentino, sendo acionado no fim de duas partidas por necessidade.
O Flamengo perdeu na ida por 1 a 0 e precisa reverter a diferença para ficar com o caneco da Copa do Brasil. Triunfo por dois ou mais gols de diferença dá o título aos cariocas. Vitória por um gol de diferença leva a disputa pelo título com o São Paulo para as penalidades.