A 23ª edição da Operação Curupira, realizada entre os dias 16 a 22 de setembro, resgatou 235 aves, além de multas que somam o valor de R$ 150 mil. Uma delas foi aplicada contra uma fazenda flagrada aplicando herbicida de maneira irregular.
A fazenda flagrada estava aplicando herbicida por meio de um helicóptero ao longo da mata ciliar do entorno da Estação Ecológica de Murici e interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici.
Esta foi apenas uma dos 16 autos de infrações aplicados durante a ação ação realizada nos municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, Branquinha, União dos Palmares e São José da Laje.
Além dos resgates, 270 gaiolas e alçapões, nove espingardas e seis armadilhas do tipo tatuzeira foram destruídos. Dentre as espécies de animais resgatados estavam Galo de Campina, Papa Capim, Sanhaço, Sabiá Laranjeira, Sabiá Barranco, Papa Arroz, Craúna, Caboclinho, Canário da Terra, Patativa, Extravagante, Rolinha Caldo de Feijão, Rolinha Fogo Apagou e Sibite.
A ação acontece com o apoio do Instituto do Meio Ambiental de Alagoas (IMA/AL), sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).