O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou nesta terça-feira (26) as edições do programa “Conversa com o Presidente”, transmitido pelas redes sociais do petista e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, participaram da entrevista.
As “lives” começaram em junho e são realizadas semanalmente. No entanto, não ocorreram nas últimas duas semanas por conta de compromissos internacionais do presidente: a reunião da cúpula do G20,a Índia, e a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos EUA.
Durante a entrevista, Lula voltou a comentar a cirurgia que fará no quadril nesta sexta-feira (26) e disse estar “otimista”. “Vocês não vão me ver de andador”, afirmou.
Questões climáticas nas escolas
Durante o programa, Lula também pediu a Camilo Santana a inclusão de discussões sobre questões climáticas nos currículos das escolas. Segundo Lula, “o planeta está nos dando um alerta”.
“A gente tem visto a temperatura mudar. Faz frio onde só fazia calor. Chove onde não chovia. Faz calor onde só fazia frio. Ou seja, o planeta está nos dando um alerta. Se na nossa idade, a gente não aprendeu a cuidar do clima, é importante que, através da escola, a gente prepare as crianças e os adolescentes para educar os pais”, disse.
Lula defendeu a medida para que o aluno não se torne um “analfabeto climático”. “Temos que colocar e, via internet, é muito mais fácil fazer um currículo desse”.
Santana disse que tem discutido a possibilidade com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para encontrar a melhor forma pedagógica de incluir o tema no currículo educacional.