A água do Lago Guaíba, em Porto Alegre, começou a transbordar em alguns pontos da cidade na manhã desta quarta-feira (27). Comportas que haviam sido fechadas pela prefeitura para evitar o alagamento da cidade vazaram, e funcionários da prefeitura precisaram colocar sacos de areia no local para diminuir o fluxo de água.
De acordo com Defesa Civil, por volta das 11h30, o nível da água já atingia 3,17 metros – ou seja, 17 centímetros acima da cota de inundação. A água atingiu a calçada em regiões como o Cais Mauá, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.
A Defesa Civil do RS emitiu um alerta. De acordo com a instituição, o Guaíba deve atingir o nível de inundação “nas próximas horas”. O comunicado, emitido por volta das 7h desta quarta-feira, é válido por 24 horas.
O Centro de Treinamento do Parque Gigante, do Internacional, teve parte do complexo alagado, incluindo os campos de treinamento do time.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que registrou, até as 9h, 10 pontos de bloqueio total por acúmulo de água em Porto Alegre.