Após a divulgação da informação de que os serviços de transplantes de fígado e captação de órgãos estariam suspensos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta segunda-feira, 09, que irá buscar soluções que garantam a realização dos procedimentos no estado.
Na manhã de hoje, através de seu perfil no Instagram, o médico Oscar Ferro, chefe de Transplantes de Fígado em Alagoas, publicou uma nota oficial, informando o encerramento dos procedimentos. A razão, segundo a publicação, seria a “insuficiência de recursos necessários para manter a operação da equipe médica”.
Ainda no pronuciamento, o médico diz entender a perda significativa que a decisão representa para pacientes e familiares e ressalta a dedicação incansável da equipe responsável pelos transplantes “à missão de salvar vidas”, além de classificar a decisão como “dolorosa”.
A respeito do impacto da decisão, a Sesau confimou ainda que irá se unir à unidade transplantadora na busca de soluções que resolvam o impasse no sentido de não prejudicar os alagoanos que estão na fila de espera.
A pasta destaca ainda que a contratualização para realização de transplantes em todos os estados brasileiros é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e, no caso de Alagoas, a Santa Casa de Maceió foi habilitada para essa missão.
Leia na íntegra o posicionamento da Sesau:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Transplante de FígadoA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a contratualização para realização de transplantes em todos os estados brasileiros é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e, no caso de Alagoas, a Santa Casa de Maceió foi habilitada para essa missão, comprometendo-se a executar o procedimento e apresentar uma equipe transplantadora exclusiva. Entretanto, no sentido de assegurar que a decisão da equipe de transplante, de suspender o serviço, não prejudique os alagoanos que estão na fila de espera, a Sesau irá se unir à unidade transplantadora na busca de soluções que resolvam o impasse.