Anunciado na última segunda-feira (9), o técnico Tite começa o trabalho no Flamengo nesta terça-feira (10). No Ninho do Urubu, ele vai reencontrar alguns velhos conhecidos da seleção brasileira e pode ser fundamental para uma “virada de chave” de um quinteto em baixa no clube.
Além de nomes como Gerson, Gabigol e Pedro, que atuam com frequência no Rubro-Negro, e de David Luiz e Filipe Luís, que também tiveram boa minutagem na temporada, o comandante reencontrará alguns jogadores que vivem má fase, com alguns sendo deixados de lado por Vítor Pereira e Jorge Sampaoli.
No gol, Santos, que foi campeão da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores do ano passado, acabou virando 3ª opção no elenco rubro-negro. Atualmente, o camisa 1 vê Rossi e Matheus Cunha à frente na briga pela titularidade.
Com Tite, Santos foi lembrado algumas vezes na seleção e tinha a confiança do comandante. Era o 4º goleiro da era Tite e, muito por conta disso, acabou convocado para Olimpíada de Tóquio e foi o arqueiro na conquista da medalha de ouro.
Na zaga, Fabrício Bruno, Léo Pereira e David Luiz foram os jogadores que mais atuaram em 2023. Por outro lado, Pablo e Rodrigo Caio foram carta fora do baralho durante a temporada. Até então, a dupla tinha quase confirmada a saída para a próxima temporada. O primeiro, com vínculo até 2025, poderia ser negociado, enquanto Rodrigo Caio, com contrato até dezembro, não iria renovar com os cariocas.
Resta saber se o novo treinador vai conseguir recuperar a dupla a tempo de uma definição para a próxima temporada. Os dois também foram convocados e tiveram chances com o comandante na seleção. Tite sempre foi admirar do futebol dos dois defensores.
No meio-campo, Everton Ribeiro é o grande xodó do “professor” do atual elenco. O camisa 7, capitão do Flamengo, esteve na última Copa do Mundo e tem admiração do comandante. Everton tem contrato até o fim do ano e recebeu sinal verde inicial para renovar. Com a chegada de Tite, deve ter a permanência sacramentada.
Na frente, Everton Cebolinha talvez seja quem mais aguarda pela chegada de Tite. Sem mostrar a que veio no Rubro-Negro desde o ano passado, amarga a reserva e apresenta um futebol longe daquele que o fez ser protagonista da conquista da seleção brasileira na Copa América de 2019.
Sob o comando do técnico na Amarelinha, ele perdeu espaço quando foi para o Benfica. No Flamengo, não conseguiu retomar a boa fase e aguarda agora com o reencontro com Tite que possa voltar a ser o jogador de tempos passados.
Tite assina com o Flamengo até o fim de 2024 e chega de imediato para o fim da temporada. Ele é a esperança de dias melhores no clube, que fracassou em todas as competições que disputou na temporada.