Contratação mais cara do Manchester United na última janela de transferências, Rasmus Hojlund é uma das principais esperanças de gol da Dinamarca, que enfrentará o Cazaquistão. A partida, válida pelas eliminatórias da Eurocopa, terá transmissão pela ESPN no Star+, neste sábado (14), às 15h45 (de Brasília).
Filho de um ex-jogador de futebol dinamarquês com carreira discreta e uma atleta velocista, o garoto praticou vários esportes durante a infância. Apesar de ser um grande destaque na natação na região onde morava, ele optou por seguir os passos do pai nos gramados.
Quando ainda era garoto, virou fã de um craque dos Red Devils.
“Meu pai me apresentou ao Cristiano Ronaldo e queria que eu o idolatrasse porque ele tem uma boa mentalidade. Essa é a razão pela qual ele conquistou tanto em sua carreira e para mim é o melhor jogador de todos os tempos. Ele tinha talento, mas foi o quão duro ele trabalhou”, disse Hojlund à Sky Sports.
“Vi algumas entrevistas com ex-jogadores do Manchester United e todos disseram que ele não era um jogador de futebol completo quando chegou. Ele era habilidoso, mas se desenvolveu”.
O jovem entrou para a base do FC Copenhagen, o maior clube do país, mas não conseguiu brilhar no time profissional. Foram 32 jogos – apenas três como titular – e nenhuma partida completa. Na maioria das vezes, ele entrou no segundo tempo e não conseguiu balançar as redes.
“Não acho que eles deram a ele uma chance real”, disse o pai do atacante em uma entrevista.
Vendido por apenas 1,7 milhão de libras ao Sturm Graz, Hojlund recebeu um curioso apelido após ter marcado dois gols na estreia, no empate por 2 a 2 fora de casa com o WSG Tirol.
“O cão infernal já se sente em casa”, estampou a manchete do jornal “Kronen Zeitung”, o maior do país.
Somente um ano depois, o norueguês foi contratado pela Atalanta. Foram 34 jogos e 10 gols pela equipe italiana, incluindo uma sequência de quatro gols em quatro jogos consecutivos. Tal desempenho permitiu ao garoto, que inicialmente havia chegado para compor elenco, ganhar cada vez mais espaço e desbancar Duvan Zapata, o antigo dono da posição.
O desempenho surpreendente, somado à velocidade impressionante e a altura, o fizeram ser comparado ao astro Erling Haaland, o principal artilheiro do Manchester City.
No meio de 2023, o Manchester United resolveu apostar na contratação do atacante e gastou incríveis 85 milhões de euros (R$ 452 milhões).
Desde então, ele ainda busca afirmação em uma equipe que passa por uma grande crise nos bastidores. Seu momento de maior brilho até agora foi na derrota por 3 a 2 para o Galatasaray pela Champions League, quando balançou as redes duas vezes.
Nos oito primeiros jogos pelos Red Devils, o norueguês fez apenas três gols, um a menos do que o volante brasileiro Casemiro.
Hojlund foi convocado pela primeira vez para defender a Dinamarca ainda no ano passado, mas ficou fora da Copa do Mundo do Catar. A decisão do técnico foi bastante criticada no país, pois os outros atacantes tiveram um desempenho ruim na competição.
Em março deste ano, porém, em seu primeiro jogo como titular pela seleção, pelas eliminatórias da Euro, ele logo anotou um hat-trick. Em breve, ele poderá receber a companhia dos irmãos mais novos, Emil e Oscar, que recentemente foram promovidos ao time principal do Copenhague.