O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a entrada de cinco novos esportes para as Olimpíadas de 2028. Em sessão realizada em Mumbai, na Índia, nesta segunda-feira (16), foi oficializado o acréscimo de modalidades para os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Beisebol/softball, críquete, flag football, squash e lacrosse foram os esportes aprovados para a entrada nas Olimpíadas sediadas na Califórnia. A mudança não terá efeito nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Flag football e squash estrearão nas Olimpíadas. O primeiro consiste em uma variação do futebol americano mas com menos contato físico, já que não há a necessidade de derrubar o adversário, bastando apenas retirar a fita presa em um cinto na altura da cintura do rival.
Squash já é um esporte similar ao tênis, mas realizado dentro de um ambiente fechado, em que se rebate bolas com uma raquete em direção a parede até que um dos jogadores erre. A modalidade estava há décadas tentando entrar nos Jogos Olímpicos.
O lacrosse fez parte de apenas duas edições olímpicas, a de Saint Louis em 1904 e a de Londres 1908. Beisebol entrou em 1992 em Barcelona e softball em 1996 em Atlanta, mas ambas modalidades foram retiradas após os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e reintroduzidas em Tóquio 2020, mas não farão parte de Paris 2024.