A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) assume um novo desafio: fomentar o interesse pela regulação desde a infância, visitando escolas da rede pública de ensino para explicar como funciona a agência estadual e todo o percurso percorrido pela água, desde a captação até chegada nas residências.
A primeira ação, que irá percorrer várias escolas do estado, ocorreu na terça-feira (17), na Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, e teve como público-alvo alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Os alunos assistiram palestra ministrada pelos técnicos da agência e, depois, participaram de gincana interativa quiz e corrida para entender a dinâmica da distribuição da água e importância de evitar o desperdício. Os estudantes ainda receberam informações sobre as concessionárias, como elas atuam e qual a responsabilidade delas e da Arsal, tudo isso com uma metodologia que prioriza o lúdico.
Toda a ação foi feita por técnicos da Gerência de Regulação do Saneamento e contou com o apoio dos professores e da diretoria da escola. Neste ano, a agência criou o projeto A Arsal Quer Ouvir Você, que leva ao usuário alagoano informações sobre a agência e sobre a Ouvidoria. O projeto já esteve em Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares.