Um mundo sem guerras, em paz, sem drogas, sem violência, com a natureza em ordem. De que época estamos falando, segundo esta “previsão”? Poderia ser fácil responder “qualquer um, menos 2023”. Mas a história não é bem assim…
A “previsão” (que deu errado, deu muito errado) foi feita por uma robô cibernética, como ela foi apresentada, no “Xuxa Park”, programa infantil que foi ao ar nas manhãs de sábado na Globo de 1994 até janeiro de 2001 — e que viralizou nas redes sociais nesta semana.
Apesar de o trecho que viralizou no Instagram e no X (antigo Twitter) ter poucos segundos, a participação da personagem no programa durou quase 10 minutos, como mostra um vídeo no YouTube postado em 2010 pela página “cibernetica1”. O g1 consultou o Memória Globo, que informou que o programa foi ao ar em cinco de junho de 1999.
No vídeo, a atriz se apresenta como Cibernética. Ela usa um macacão todo preto, possui botões na cintura e se mexe como um robô. “Venho do ano 2023”, diz ela no vídeo, enquanto desce as escadas do palco ao lado de Xuxa.
Xuxa, então, pergunta “como é lá em 2023?”. Ao que Cibernética responde:
“Somos muito felizes, a natureza está em ordem, estamos todos bem. Não há guerras. Os seres humanos se conscientizaram da paz.”
Não foi bem o que aconteceu com 2023 — e ainda faltam dois meses para acabar o ano.
O Robô da Xuxa literalmente acertou tudo ao contrário 🫠pic.twitter.com/joIjSIdV3z
— #Coelho no Japão 🇯🇵🇧🇷👾⛩ (@rodrigocoelhoc) October 19, 2023
Além da guerra na Ucrânia, que começou em 2021, o mundo vive hoje outro conflito. Desde o início de outubro, Israel e o grupo terrorista Hamas se enfrentam na Faixa de Gaza, num confronto que já deixou milhares de palestinos e israelenses mortos.
E quanto a natureza… O mundo vive uma crise climática e, ao que tudo indica, 2023 caminha para ser um dos anos mais quentes da história.
Nas redes sociais, as previsões viraram memes. “Acertou tudo, só que ao contrário”, disse um internauta.