A prevenção ao câncer de mama deve ser uma constante na vida da mulher. E no mês dedicado ao alerta da doença que mais atinge mulheres, Coruripe foi reconhecida como a cidade alagoana com a maior taxa de prevenção e exames de mamografia por mês, chegando a realizar mais de 2 mil exames em 2023, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O reconhecimento aconteceu durante evento do Outubro Rosa, realizado no Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió. E o prefeito Marcelo Beltrão destacou que os resultados são frutos da política de prevenção que também acontece em parceria com a Universidade.
“Isso mostra que o trabalho de saúde básica vem surtindo efeito. A atenção primária é muito importante e a política de prevenção em nosso município vem trazendo resultados. Graças também a essa parceria, fomos reconhecidos em Alagoas durante dois anos seguidos como o município que mais realizou exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso, uma clínica supervisionada pela Uncisal. Então, todos estão de parabéns por dar atenção ao nosso povo e trabalhar fortemente com a prevenção, cuidar da vida da nossa gente e com muito amor”, enfatizou gestor.
Em 2022 foram realizados pelos coruripenses 1.948 exames de mamografia. E até outubro de deste ano, a Prefeitura de Coruripe enviou para Maceió de forma gratuita 2.520 pacientes para fazer o exame totalmente de graça na capital, no Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso.
O evento que aconteceu em Maceió e reconheceu Coruripe como a cidade alagoana com a maior taxa de prevenção e exames de mamografia contou com diversas representantes da área, incluindo a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born. A gestora parabenizou o município por aderir a parceria com a Universidade de Alagoas na realização das mamografias.
Prevenção e rastreamento
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia fazem algumas recomendações para a realização da mamografia como forma de prevenção e rastreio, é o que explica a nutricionista Sanitarista e coordenadora da Vigilância Alimentar da Secretaria de Saúde de Coruripe, Risoneide Vasconcelos.
“A mamografia como forma de rastreamento é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos, isso anualmente, seguindo recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia. Já o Ministério da Saúde recomenda que a cada dois anos mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia. E para mulheres acima de 30 anos é recomendado realizar o exame em casos de alto risco, com antecedentes familiares e outras situações”, encerrou.
Em caso de dúvidas sobre e como realizar o exame de mamografia, procure a sua Unidade de Saúde para mais informações. Lá, profissionais irão orientar e marcar o que for necessário, logo após consulta médica. O transporte até Maceió é totalmente gratuito, realizado pela Secretaria de Saúde de Coruripe, toda terça e quinta-feira.