Final de semana deve ser de chuvas em AL; veja a balneabilidade das praias

O final de semana em Alagoas terá a possibilidade de chuvas. É o que diz os dados divulgados pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), nesta sexta-feira, 20.

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia das Conchas – Barra de São Miguel

Para o sábado (21), a previsão é de possibilidade de chuva passageira, com períodos de tempo seco ao longo do dia em Maceió, Litoral e Zona da Mata. As temperaturas nessas regiões vairam de 23º C a 31º C.

O Baixo São Francisco terá nebulosidade variável, com chuva passageira nos períodos manhã e a noite, com temperaturas variando entre 23º C e 31º C.

Já no Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas haverá variação de nebulosidade e chuva passageira no início da manhã. As temperaturas ficam entre 20º C e 36º C.

O domingo (22), no entanto, deve ser de mais sol em todo o estado, mas ainda com chuvas.

Maceió, Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata devem ter nebulosidade variável, com possibilidade de chuva passageira. As temperaturas ficam entre 22º C e 31º C.

Sertão e Sertão do São Francisco podem registrar períodos curtos de sol e nuvens, com temperaturas variando entre 20º C e 35º C.

Balneabilidade

Para quem quer curtir as praias alagoanas neste final de semana é importante saber que, de acordo com o boletim de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), oito trechos estão com a qualidade da água comprometida e devem ser evitados.

Os técnicos do órgão ambiental realizaram a coleta da água em 66 trechos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi, e constataram que dois pontos estão inadequados para banho no litoral sul; outros dois pontos no litoral norte; e quatro em Maceió.

No litoral sul um ponto no rio São Francisco, em Piaçabuçú (Rua Artur de Farias Lôbo /Frente ao Terminal Turístico de Artesanato) e outro localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, estão impróprios para banho.

Em Maceió, as áreas a serem evitadas estão localizadas na praia da Avenida, nas interseções da Av. Assis Chateaubriand com a rua Dias Cabral; com rua Barão de Anadia, com a rua João Carneiro; e com a rua Júlio Plech Filho.

Mais um na praia de Jatiúca, na Av. Álvaro Otacílio, entre as avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira. O último fica na foz do rio Pratagy, na Ponte AL 101 Norte.

No litoral norte, dois pontos na praia de Maragogi – um em frente à Foz do Rio Salgado e outro em frente à Foz do Rio Persinunga – não são recomendados aos banhistas.

Entenda:

A Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade:

  • As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
  • As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

Veja Mais

Deixe um comentário