O São Paulo conquistou a Copa do Brasil superando o Flamengo na final há pouco mais de um mês, em 24 de setembro. E imediatamente após à decisão, foram várias as notícias de que o clube decidiu não usar o patch de campeão em sua camisa, mas não é bem assim.
A ESPN foi atrás da história e apurou que a agremiação paulista tem, sim, a intenção de usar o registro em seu uniforme, mas, para isto, negocia com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Tudo porque há uma questão conflitante envolvendo patrocinadores. O principal da Copa do Brasil, que inclusive dá nome à disputa, é a Betano, enquanto que o do São Paulo é a Sportsbet.io, ambas empresas de apostas esportivas. O patch seria composto pela taça, o símbolo da CBF, o nome da competição no meio e, embaixo, o nome do torneio outra vez, mas agora com o parceiro comercial: Copa Betano do Brasil 2023. O entendimento do lado tricolor é de que tal situação não faz sentido, justamente para não desagradar nem criar qualquer saia-justa para a companhia que mais injeta dinheiro no clube.
Daí a tentativa, como apurou a reportagem, do São Paulo de conseguir na base da conversa uma liberação da CBF para usar a marcação “limpa”. Resta saber como a entidade que comanda o futebol brasileiro vai tratar isso com a sua parceira, também tomando todo o cuidado para não desagradá-la. Outro ponto que a reportagem apurou e vale detalhar é que a questão nada tem a ver com o fornecedor de material esportivo. Sim, o clube paulista e a Adidas estão em reta final de contrato (até 31 de dezembro) que não será renovado, como já anunciado, mas isto em nenhum momento pesou para a situação do patch.
No entanto, já está definido que se a negociação com a CBF tiver um final positivo, a marcação de campeão da Copa do Brasil virá apenas no uniforme já produzido pela nova fornecedora, a New Balance, ou seja, apenas a partir de 2024.