Valter Campanato/Agência Brasil

O advogado geral da União, Jorge Messias, voltou a ser o nome mais cotado para o Supremo Tribunal Federal, conforme fontes ouvidas pela CNN.

Interlocutores do presidente Lula dizem que ele voltou a buscar um perfil mais agregador, com trânsito junto a todos os ministros do Supremo, e com mais facilidade de aprovação no Congresso.

Flávio Dino, ministro da Justiça, segue cotado para o posto, mas sua indicação perdeu força nos últimos dias, afirmam até mesmo defensores de sua candidatura.

O ministro vem sendo cobrado a dar uma resposta ao aumento da violência, principalmente no Rio de Janeiro, que atrai críticas da oposição e prejudica a popularidade do presidente Lula.

O Senado também sinalizou resistência ao nome de Dino para o STF ao rejeitar outra indicação do governo para a defensoria pública da União.

Em café da manhã com jornalistas, Lula afirmou que precisava ver onde Dino seria melhor para o Brasil – no Supremo ou no ministério da Justiça- colocando em dúvida sua ida para o corte.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também tem defensores do seu nome para o STF, principalmente no Congresso. Messias, no entanto, é o preferido do PT.

Veja Mais

Deixe um comentário