Como se preparar para aproveitar a Black Friday e não cometer erros

Freepik

A Black Friday é conhecida por oferecer produtos com preços menores. As oportunidades, contudo, podem se tornar pesadelos, que vão desde gasto exagerado a golpes.

A CNN consultou especialistas que enumeraram um passo a passo de como aproveitar oportunidades da Black Friday e não cometer erros. O dia de ofertas é realizado anualmente, sempre na última sexta-feira de novembro.

Pesquisa prévia

O primeiro — e talvez mais importante — passo para garantir uma Black Friday de sucesso é a pesquisa prévia, segundo os especialistas. A preparação pode evitar sufocos no momento de realizar as compras.

Professor da ESPM, Osmany Dantas Ribeiro de Arruda indica que os consumidores pesquisem sobre os itens que planejam adquirir com antecedência. Não apenas consultem seus preços, mas locais de venda, condições de entrega e avaliações sobre o vendedor.

Professor da Strong Business School, Jarbas Thaunahy Santos de Almeida indica que o comprador faça uma lista de produtos desejados e mantenha-se fiel a ela para não gastar mais do que o planejado.

Cuidados com o vendedor

Ribeiro de Arruda diz que uma das dicas mais relevantes é “ter certeza de quem se está comprando”.

“Se achar que a oportunidade é muito boa, desconfie, não compre, pesquise, veja a opinião de outros que já compraram, veja o ranking da loja”, indica.

Para Santos de Almeida, o consumidor deve se certificar de que lojas ou sites onde pretende fazer compras sejam confiáveis e tenham boa reputação.

“Leia avaliações e comentários de outros consumidores. Desconfie de descontos excessivamente altos, pois podem ser golpes”, indica.

Ambos concordam que o ideal é realizar as compras em lojas conhecidas. “Compre de marketplaces tradicionais, conhecidos. Mesmo sendo um pouco mais caro, você sabe que vai receber com qualidade. Temos que ter cuidado com esses portais que surgem de última hora”, diz o professor da ESPM.

Promoções falsas

O professor da Strong Business School também pede cuidado com falsas promoções. Ele indica que algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para depois reduzi-los, dando a impressão de um grande desconto.

Defina seu orçamento e alvo

Santos de Almeida enumera uma sequência de ações que o consumidor pode tomar para não acabar gastando demais na data:

  • Faça uma lista de desejos: Liste os produtos que você realmente deseja comprar, priorizando suas necessidades
  • Estabeleça um orçamento: Determine um limite de gastos realista e cumpra-o para evitar problemas financeiros
  • Fique atento às datas e horários: Algumas ofertas podem ser limitadas no tempo, por isso, esteja ciente dos horários de início e término das promoções
  • Cuidado com os custos de frete: Lembre-se de que o custo de envio pode impactar o valor final do produto. Leve isso em consideração ao avaliar as ofertas
  • Compras por impulso: Evite comprar produtos que você não precisa apenas porque estão em promoção. Concentre-se na lista do que você realmente precisa.
Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário