Nessa quinta-feira (16), uma lanchonete localizada no conjunto Graciliano Ramos, parte alta de Maceió, foi interditada pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), após a fiscalização do órgão flagrar diversas irregularidades no estabelecimento.
Entre os problemas relatados, chama a atenção a presença de ratos e baratas e alimentos com o prazo de validade expirado, em um ambiente considerado insalubre pelos agentes.
Além da grande quantidade de produtos estragados encontrados, havia a circulação de animais (cachorro e pássaro) na área de manipulação de alimentos e um recipiente com veneno para roedores exposto também próximo a eles.
O estabelecimento possuía ainda equipamentos e utensílios fora dos padrões sanitários, apresentava mofo nas paredes e teto, e refrigeração e armazenamento inadequados. A lanchonete foi autuada e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil.
“O estabelecimento estava em total desacordo com a legislação sanitária em vários aspectos. Um verdadeiro desrespeito com o consumidor”, ressalta o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos.
População pode denunciar irregularidades
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.