O Everton teve 10 pontos subtraídos por violar regras de lucratividade e sustentabilidade da Premier League durante a temporada 2021/22.
A decisão foi anunciada pela liga nesta sexta-feira-feira (17).
Uma comissão independente impôs uma punição imediata, que fará com que o clube caia do 14º lugar na classificação para 19°, na zona de rebaixamento, só acima do último colocado Burnley no saldo de gols.
A Premier League apresentou uma queixa contra o clube de Merseyside e encaminhou o caso à comissão independente no início deste ano.
“Durante o processo, o clube admitiu que violou as regras de lucratividade e sustentabilidade no período que termina na temporada 2021/22, mas a extensão desta violação permaneceu”, afirmou a liga em comunicado.
“A comissão determinou que os cálculos do Everton para o período relevante resultaram numa perda de 124,5 milhões de libras, conforme alegado pela Premier League, que excedeu o limite de 105 milhões de libras permitido”.
O Everton se referiu à sanção como “totalmente desproporcional e injusta”, e anunciou a sua intenção de recorrer.
“O Everton afirma que foi aberto e transparente nas informações que forneceu à Premier League, e que sempre respeitou a integridade do processo”, afirmou. “O clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o processo”.
“Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas”.