Com o tema “E toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor”, a Arquidiocese de Maceió, celebrará a Solenidade de Cristo Rei com um grande encontro, no próximo dia 26 de novembro de 2023, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, conhecido como Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche da Barra. A entrada é gratuita e o arcebispo conta com a generosidade do povo de Deus para a doação de 1kg de alimento não-perecível, que será entregue às obras sociais da Arquidiocese.
O encontro é organizado pela Renovação Carismática Católica e pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos e contará com louvores, palestras, momentos oracionais, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
Nesta celebração, que a Igreja encerra o Ano Litúrgico, o Arcebispo encerrará também o Ano Vocacional, fará a entrega dos exemplares do 3º Edição Típica do Missal Romano aos padres e a apresentação divisão eclesial que é chamada de Foranias.
Sobre as Foranias
É um grupo determinado de paróquias dentro de um Vicariato. Cada forania é confiada a um vigário forâneo (título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato). Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum. Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das paróquias (párocos e vigários) por 2 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a forania junto ao conselho presbiteral.
3º Edição Típica do Missal Romano
Após 19 anos de trabalho, a CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos, apresenta a nova edição do Missal Romano para o Brasil, aprovada pela Santa Sé. Nele, parte fundamental da conservação da Tradição, o povo de Deus encontrará as instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé.
Entre as novidades, estão: formulários completos para as Missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa; a Missa da Vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no Ordinário da Missa; revisão da tradução das Orações Eucarísticas; atualização no Ato Penitencial; e a inclusão dos Santos brasileiros no “Próprio dos Santos”.