O Boca Juniors depende de um verdadeiro “milagre” para se classificar à CONMEBOL Libertadores de 2024.
Na última quarta-feira (22), os xeneizes perderam por 3 a 2 para o Estudiantes e foram eliminados da Copa Argentina, competição que dá uma vaga direta no torneio continental.
Com isso, o gigante de Buenos Aires já não tem mais qualquer chance de ficar com as vagas Argentina 1, Argentina 2 e Argentina 3.
Entenda os motivos:
Argentina 1: Campeão da Liga Profissional 2023 (River Plate)
Argentina 2: Campeão da Copa da Liga Argentina 2023 (Boca está eliminado da fase final)
Argentina 3: Campeão da Copa Argentina (Boca foi eliminado na semifinal)
Com isso, restam as vagas Argentina 4, Argentina 5 e Argentina 6, que serão distribuídas através da tabela anual de classificação da Argentina – ou seja, das somas de pontuações entre Liga Profissional 2023 e Copa da Liga Argentina 2023.
Atualmente, estes postos seriam preenchidos por Talleres (64 pontos), Godoy Cruz (63) e Rosario Central (62).
Restando apenas uma rodada para finalizar a Copa da Liga Argentina, três outros times ainda têm esperanças: Estudiantes (61), San Lorenzo (61) e Boca Juniors (59).
Portanto, para ficar com uma vaga, os xeneizes dependem da seguinte combinação de resultados:
Boca vencer o Godoy Cruz fora de casa
Rosario Central perder para o Sarmiento fora de casa
Estudiantes não vencer o Lanús em casa
San Lorenzo não vencer o Central Córdoba em casa
Se essa combinação não acontecer, a torcida do Boca teria que fazer um “sacrifício”: torcer para o arquirrival River Plate ganhar a Copa da Liga Argentina.
Um título dos millonarios, que já foram campeões da Liga Profissional, abriria uma nova vaga, o que poderia classificar mais um pela tabela de classificação anual.
Outra opção é torcer para a final da Copa Argentina ser entre Estudiantes (já está na final) e San Lorenzo (precisa passar pelo Defensa y Justicia).
Caso um desses clubes vença a competição, há a possibilidade de outra vaga pela tabela anual ser aberta, dependendo dos resultados da rodada final da Copa da Liga Argentina.
De toda forma, a situação do Boca Juniors para estar na Libertadores 2024 é complicadíssima…