Ação da Justiça Itinerante beneficia população em São Miguel dos Milagres

Representantes do TJAL e da Prefeitura acompanharam ação social em São Miguel dos Milagres. Foto: Caio Loureiro

A dona de casa Vitória Fernanda aproveitou a ação da Justiça Itinerante, nesta sexta (24), em São Miguel dos Milagres, para se divorciar. Ela e o companheiro estavam casados desde 2018 e queriam pôr fim à relação já há algum tempo.

“Fiquei sabendo dessa ação ontem à noite e hoje vim aqui para me divorciar. A gente não se separou antes pela questão financeira, e quando me mudei para cá também ficou mais difícil”, contou.

O companheiro participou da audiência por videoconferência. O agora ex-casal aproveitou ainda para acertar a pensão alimentícia do filho, de cinco anos, e as visitas do pai à criança. “Surgiu essa oportunidade e foi uma das melhores coisas”, disse Vitória.

A ação da Justiça Itinerante ocorreu na Escola Municipal Afrânio Salgado Lages, em Porto da Rua. Além da solução de demandas cíveis de menor complexidade, como divórcio consensual, pensão alimentícia, pagamento de alvarás e retificação de registro, houve a emissão de documentos e a oferta de serviços de saúde. A iniciativa teve apoio da Prefeitura.

O pintor automotivo Ciro dos Santos foi solicitar o RG e aproveitou para verificar a pressão e fazer exame de glicemia. “É muito bom quando tem essa ação na cidade. Nem todo mundo tem como resolver as coisas em outro lugar”.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, acompanhou o mutirão e reforçou a preocupação do Judiciário em estar próximo da sociedade. “Esses programas sociais são motivo de orgulho para nós. Vamos continuar trabalhando porque juntos podemos fazer mais”, afirmou o desembargador, ressaltando que o TJAL planeja mais ações da Itinerante em 2024.

O prefeito Jadson Lessa agradeceu ao TJAL pela parceria. “Esse é um trabalho que ajuda muitas pessoas”.

O juiz Darlan Soares, da Comarca de Passo de Camaragibe, que engloba São Miguel dos Milagres, afirmou que a aproximação das instituições com a população fortalece o exercício da cidadania. “Legitima ainda a atuação desses entes na sociedade”.

Para o coordenador da Itinerante, juiz André Gêda, o programa foi exitoso em 2023. “Passamos de 40 etapas, entre mutirões e casamentos coletivos. Vamos terminar o ano com uma ação no bairro Benedito Bentes, em Maceió”, afirmou o magistrado, ressaltando que a data do evento ainda será definida.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário