A Polícia Civil informou que está tentando recuperar objetos furtados da Fundação Casa do Penedo, um dos principais museus de Alagoas, que foi alvo de uma ação criminosa no último final de semana.
O delegado Rômulo Andrade, titular da Regional de Penedo, informou que os bandidos entraram, arrombaram algumas portas, quebraram alguns móveis e furtaram objetos de altíssimo valor histórico e cultural para o país. São objetos que pertenceram a Dom Pedro II e também a Delmiro Gouveia.
O delegado acrescenta que a Casa do Penedo é tombado pelo patrimônio nacional. Por esse motivo, a competência de apurar o caso é da Polícia Federal. Ele afirma que fez os primeiros levantamentos, requisitou a perícia, contatou a Polícia Federal e conversou com o delegado responsável pelas investigações.
“A Polícia Federal está enviando uma equipe para a cidade de Penedo para poder dar prosseguimento às investigações. Paralelamente, a Polícia Civil está trabalhando para preservar as provas e os vestígios.
Na última terça-feira (28), coletamos imagens de câmeras de segurança da vizinhança de um raio de 500 metros do prédio. Infelizmente o museu não possui câmeras de segurança o que dificulta a investigação”, acrescentou.
O delegado pediu à população alagoana que se alguém tiver contato com algum dos objetos furtados, a exemplo de vãos de porcelana e estribos históricos, ligue para o 181, e denuncie. Não precisa se identificar.