A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Alagoas realizou neste sábado, 02, o resgate de 21 aves que estavam sendo comercializadas na feira livre da cidade de Delmiro Gouveia, sertão alagoano. Além disso, onze carcaças de Preá, proibida para comercialização por se tratar de produto proveniente de caça, foram apreendidas.
A equipe fauna, que conta com os órgãos MPE, IMA, BPA, IBAMA, PRF, SOS CAATINGA e IPMA, esteve no local após receber uma denúncia de que animais silvestres estavam sendo vendidos no local.
Ao chegar à feira, os órgãos contataram maus-tratos e animais presos em gaiolas. Também foram encontradas 11 carnes de Preá prontas para serem comercializadas. As aves encontradas são Galos de Campina, Tico-tico, Azulão, Gralhas, Caboclinho, Sabiá Lranjeira, Sanhaçu, Xofreu e Cravina.
Após o flagrante, os policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) levaram as aves ao Centro de Triagem da FPI, local no qual são destinados os animais para serem cuidados em um centro de triagem provisório instalado em Santana do Ipanema e posteriormente retornados à natureza.
“Os animais recebem a primeira triagem e avaliação clínica, se necessitar de atendimento, já é feito um suporte veterinário emergencial, senão esses animais são avaliados com relação a a capacidade de voo e a interação, a relação íntima com o ser humanos. Logo após, eles passam para um processo de adaptação e são retornados para a natureza a partir da ocorrência do bioma de cada um”, explica o médico veterinário e consultor ambiental do IMA, Rafael Cordeiro.