Gabinete de Crise libera atividades em escolas e órgãos públicos próximos ao Mutange

Gabinete de Crise determinou as medidas a partir desta segunda-feira / Foto: Jonathan Lins (Secom Maceió)

O Gabinete de Crise, montado pela Prefeitura de Maceió por conta da possibilidade de colapso na mina de número 18 no bairro do Mutange, determinou nesta segunda-feira, 04, o retorno das atividades nas escolas e secretarias municipais da região.

Em paralelo, a Prefeitura alega que segue em estado de alerta e irá montar montar uma base de acolhimento e proteção dos moradores no campo do Bom Parto.

Hoje, as seis escolas que estavam estruturadas para receber as famílias dos bairros mais próximos da mina da Braskem passam por reorganização para a retomada das aulas na terça-feira, 05.

Veja mais: Defesa Civil de Alagoas diz que Mina 18 estabilizou e descarta colapso

Os colchões, kits de higiene e outros itens de necessidade básica que estão nas salas permanecem no local de forma preventiva. As 15 pessoas recebidas na Escola Pompeu Sarmento serão encaminhadas para a Casa de Passagem Familiar. E dos 50 ônibus escolares que estavam em regime de sobreaviso para o atendimento da população, 48 retomam as atividades de transporte dos estudantes.

Leia também: Mina 18 não possui o tamanho do Estádio Maracanã 

Perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange

Maceió manterá duas ambulâncias para situação emergencial relacionada ao afundamento, e irá devolver cinco veículos disponibilizados pelos Municípios de Maragogi, Pilar e Campo Alegre.

Também ficam no regime de plantão duas equipes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), duas da Guarda Municipal, dois carros-pipas para o caso de desabastecimento de água nos bairros e duas caçambas.

“Maceió volta parcialmente à normalidade porque os indicadores técnicos mostram que é possível fazer esse trabalho, mas vamos manter as equipes em estado de atenção. A desocupação das áreas de risco está mantida e o decreto de emergência também está mantido pelo período de 180 dias”, destacou o coordenador do Gabinete, Claydson Mourinha.

Base de acolhimento

Os moradores da região próxima à mina 18 terão à disposição a partir desta semana uma base de acolhimento e proteção no espaço conhecido como campo do Bom Parto. A estrutura irá funcionar enquanto estiver em vigor o decreto de emergência publicado pelo prefeito JHC e validado pelo governo federal.

O atendimento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, com ações de assistência social, saúde, assistência psicológica, biblioteca móvel, saúde animal, atendimento à mulher e orientações da Defesa Civil.

A Autarquia de Limpeza Urbana também irá manter equipes na região durante o horário de funcionamento da base, bem como haverá segurança e orientação de trânsito pelo DMTT e Guarda Municipal.

O atendimento também irá contar com a atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Maceió.

Veja matérias sobre a situação:

Área de risco no Mutange está 100% desocupada, diz Braskem

Após interrupção, Casal retoma abastecimento após ameaça de colapso de mina que cede quase 3cm/h

Prefeitura de Maceió decreta situação de emergência pelo risco de colapso no Mutange

Governador anuncia vinda de Defesa Civil Nacional e Serviço Geológico do Brasil para acompanhar situação do Mutange

Prefeito de Maceió determina criação de gabinete de crises após alerta de colapso no Mutange

Após abalos, Defesa Civil alerta para risco de colapso na região do Mutange

Veja Mais

Deixe um comentário