A Prefeitura de Maceió começou a montagem da base de acolhimento e proteção dos moradores no campo do Bom Parto. O local contará com tendas e salas para atendimento à população, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
O líder comunitário do bairro, Fernando Lima, acompanha de perto a medida determinada pelo Gabinete para o Enfrentamento da Crise gerada pelo risco de colapso da mina 18 da Braskem. Ele destacou que se trata de uma ação importante de atenção que os moradores estavam precisando. “O governo municipal está chegando, o prefeito JHC está tendo essa atenção conosco, de trazer para mais perto o serviço de saúde, o de psicologia que a gente está precisando muito pelo que está passando e outros serviços importantes”, diz.
Para a moradora Marilane Ferreiro Albino, que reside em frente ao campo há 59 anos, o funcionamento de uma sala da saúde bem perto de casa. “O posto saiu do bairro e eu não tenho condições de andar para cima e para baixo, tem a dificuldade de transporte. Esse serviço vai facilitar sim”, afirma.
O gari Paulo Tasso de Oliveira trabalha no mutirão de limpeza da Prefeitura de Maceió no Bom Parto e também é morador da região. Ele comemora a iniciativa. “A minha mãe já está sem dormir à noite. Eu ainda estou com medo, todo mundo está com medo. Então é importante ter a prefeitura aqui mais próxima”, diz.
A base irá funcionar enquanto estiver em vigor o decreto de emergência publicado pelo prefeito JHC e validado pelo governo federal. O atendimento inclui ações de assistência social, saúde, assistência psicológica, biblioteca móvel, saúde animal, atendimento à mulher e orientações da Defesa Civil Municipal.
A Autarquia de Limpeza Urbana vai manter equipes na região durante o horário de funcionamento da base, bem como haverá segurança e orientação de trânsito pelo DMTT e a Guarda Civil Municipal.
O atendimento também vai contar com a atuação de voluntários da Cruz Vermelha em Maceió.