A previsão do tempo para este feriado de Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição em Alagoas será de Nebulosidade na maior parte do estado e com a maioria das praias próprias para banho. É o que diz os dados divulgados pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) que confirmou que apenas cinco trechos do nosso Litoral devem ser evitados.
Previsão do tempo
Em Maceió, Agreste, Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata a previsão é de nebulosidade variando ao longo do dia, com possibilidade de chuva no inicio da manhã. As temperaturas vão variar entre 24ºC e 31ºC.
A excessão é o Agreste, onde não deve chover e as temperaturas ficarão entre 22ºC e 34ºC
Já no Sertão e Sertão do São Francisco a previsão é de céu claro a parcialmente nublado ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 22º C e 37º C.
Balneabilidade
O boletim de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nessa quinta-feira, 07, traz os dados das análises da água coletada pelos técnicos do IMA/AL, em 66 trechos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. Segundo o divulgado, um ponto está inadequado para banho no Litoral Sul; outros três pontos no Litoral Norte; e mais um em Maceió.
No Litoral Sul o ponto a ser evitado pelos banhistas está localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel.
No Litoral Norte, três pontos na praia de Maragogi – um em frente à Foz do Rio Salgado, outro em frente aà Foz do Rio Maragogi e último em frente à Foz do Rio Persinunga – não são recomendados aos banhistas.
Em Maceió, a área a ser evitada está localizadas na praia de Ponta Verde, nas interseções da Av. Silvio Carlos Viana com a rua Profª Higia Vasconcelos.
Entenda
A Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade:
- As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
- As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.