A Defesa Civil de Maceió e os representantes do executivo estadual e da capital usaram as redes sociais para tranquilizar a população após o rompimento do teto da mina 18 localizada no bairro do Mutange, em Maceíó. O colapso foi registrado no início da tarde deste domingo (10) e, de acordo com a Defesa Civil, se concentrou apenas na área delimitada onde era o campo do CSA.
Não houve registro de feridos. Segundo os órgãos competentes e o próprio prefeito de Maceió a área estava totalmente evacuada e sem a presença de qualquer pessoa no local.
Por meio de nota, a Braskem se pronunciou destacando que as câmeras que monitoram o entorno da cavidade da mina 18 “registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú” e que toda a área vem sendo monitorada nos últimos dias. Confira o vídeo do momento exato do rompimento da mina 18:
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Maceió, professor Aberlado, o teto da mina rompeu às 13h18 e “ela se rompeu justamente no local que tinha sido delimitado pelos técnicos, pela Defesa Civil numa área que já estava desocupada anteriormente”.
Ainda de acordo com Aberlado, a Defesa Civil ainda está avaliando todos os dados e que nenhuma outra mina apresenta riscos ou comportamentos anormais. “A gente pede a vocês tranquilidade e que qualquer dúvidas ligue para os telefones 199 da Defesa Civil e não venham a transmitir compartilhar fake news”, esclareceu o coordenador da Defesa Civil de Maceió.
Prefeito sobrevoa a área afetada
O prefeito de Maceió JHC sobrevoou a área do colapso ambiental da mina 18 juntamente com o coordenador da Defesa Civil. JHC postou um vídeo em suas redes sociais mostrando o local e a situação após o desabamento.
Segundo JHC, há uma tendencia de estabilização no local e que os impactos só poderão ser medidos após todos os eventos, “mas há sinais de estabilizações”. Ele ainda usou as redes sociais para anunciar que telefonou para o governador Paulo Dantas para antecipar a reunião marcada para amanhã para o dia de hoje.
Ver essa foto no Instagram
Dantas faz live para tranquilizar população e anunciar medidas
O Govenador Paulo Dantas também usou as redes sociais para tranquilizar a população e anunciar uma série de medidas, entre elas uma reunião com os prefeitos da região metropolitana de Maceió.
Segundo Dantas, as equipes do Governo do Estado estão sobrevoando permanente a área, isso após uma orientação dos geólogos encaminhados pelo governo do Rio de Janeiro.
Dantas destacou ainda que antes do colapso havia falado com o prefeito JHC e com os prefeitos da região metropolitana os convocando para uma reunião na manhã segunda-feira no Palácio do Republica dos Palmares, segundo ele, com o objetivo de encontrar uma solução definitiva para o caso.
“Eu quero dizer para o senhor e a senhora que nós vamos acionar o IMA imediatamente para que o IMA faça uma análise técnica a respeito do dano ambiental que foi ocasionado pelo colapso de hoje”, assegurou o governador.
Nota da Braskem
Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada.
Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região.
As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas.