A Marinha do Brasil iniciou na sexta-feira, 15, a Operação Verão 2023-2024 em Alagoas com o intuito de reforçar a fiscalização tanto no litoral quanto no Rio São Francisco.
Com o slogan “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, a ação tem o intuito de criar um diálogo e conscientizar a sociedade, especialmente a comunidade marítima, pescadores e passageiros de embarcações de turismo náutico.
A Operação será realizada até fevereiro de 2024, época das festividades de fim de ano e verão. De acordo com a Agência Fluvial de Penedo, neste período há um aumento no tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas.
A Marinha destaca ainda que as ações educativas e de fiscalização são realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.
A Agência Fluvial Penedo disponibiliza os telefones 185, para Emergências Marítimas e Fluviais, e o (82)
99324-8483 ou (82) 3551-2277, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações.
Novo aplicativo
Este ano, a Marinha do Brasil traz como novidade o aplicativo NAVSEG. Ele foi lançado recentemente pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo é proporcionar aos comandantes de embarcação e a seus passageiros mais segurança durante a navegação. No aplicativo, por meio de sinal de telefonia celular, é possível realizar o compartilhamento voluntário de dados específicos da embarcação e da geolocalização do usuário, assim como outras informações sobre a navegação. Em caso de necessidade, as autoridades saberão por onde iniciar as buscas. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas plataformas Android e IOS, e utiliza login único integrado ao aplicativo “gov.br”.