O Brasileirão 2023 foi uma das edições mais emocionantes da história. Quando muitos já acreditavam que o Botafogo venceria a disputa com tranquilidade, a equipe sofreu uma série de tropeços, e o campeonato terminou com uma reviravolta de cinema. Os sites de apostas, aliás, fizeram um sucesso estrondoso ao longo de toda a competição.
A arrancada do Palmeiras e a queda abrupta do Botafogo formam um enredo difícil de esquecer. O Glorioso chegou a ter 14 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado e, das 38 rodadas do Brasileirão, foi o líder em 31.
No fim, porém, o caneco ficou com o Verdão, que chegou ao seu 12º título nacional, ampliando a diferença para os rivais.
Dessa forma, daqui a muitos anos, essa temporada ainda será lembrada pelos torcedores. Mas tem um outro ponto que contribuiu para o sucesso da temporada e merece destaque: a briga contra o rebaixamento, que foi simplesmente eletrizante.
Quatro clubes grandes chegaram a estar ameaçados de queda: Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Santos. Apenas os dois últimos, porém, entraram na última rodada com a corda no pescoço. E enquanto as partidas rolavam, tanto o Cruzmaltino quanto o Peixe sentiram o gosto amargo do rebaixamento.
Por fim, o Vasco conseguiu escapar, e o Santos, clube de Pelé, Giovanni, Neymar e tantos outros craques, disputará a Série B pela primeira vez em sua história, fato que ganhou destaque internacional.
Portanto, o futebol brasileiro é marcado pelo equilíbrio e imprevisibilidade e, além de tudo, como tem vários times grandes, quase sempre um deles luta contra o rebaixamento. Dessa forma, há emoção e clubes de massa envolvidos em todas as partes da tabela – desde o topo até a rabeira.
Produto internacional
Ao longo dos últimos anos, o futebol brasileiro vem dominando o cenário continental. Além dos títulos conquistados pelos clubes daqui, os principais jogadores sul-americanos (com exceção dos que vão direto para a Europa) têm vindo disputar o Brasileirão.
Tudo isso fez com que o interesse pelo Campeonato Brasileiro crescesse enormemente nos países vizinhos. No entanto, há potencial para que o mercado internacional como um todo passe a consumir a Série A.
A infraestrutura dos clubes já é de primeiro nível e os investimentos vêm crescendo a cada ano. Assim, há uma boa mescla no campeonato, com craques consagrados retornando ainda em uma idade produtiva e jovens promessas que estão dando seus primeiros passos no futebol profissional.
Com isso, o público estrangeiro pode ver um campeonato extremamente equilibrado, imprevisível, com nomes conhecidos e outros que estão surgindo e, em breve, vão brilhar na Europa. Ou seja, não faltam motivos para que o Brasileirão se torne um sucesso global.