A proximidade das comemorações de Natal e réveillon marca um período intenso pela procura de itens natalinos de decoração, presentes e alimentos típicos da época. Pensando na alta procura por estes produtos, e para orientar e incentivar os consumidores a realizar uma pesquisa prévia antes de ir às compras, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) realizou um levantamento de preços dos itens mais procurados em alguns estabelecimentos comerciais da capital.
No período do levantamento constatou-se uma variação de 30% nos valores das cestas natalinas entre os estabelecimentos visitados. Já entre os itens decorativos, a diferença de preço chega a 80%. Os agentes de fiscalização percorreram atentamente os principais estabelecimentos do comércio escolhidos pelos consumidores.
Durante a pesquisa, os fiscais do órgão também verificaram possíveis irregularidades em relação à exposição das mercadorias, preços e formas de pagamentos que pudessem ser consideradas como prática abusiva, já que, em datas comemorativas, é comum observar aumento dos valores e falta de informação por parte dos estabelecimentos, que acabam induzindo os consumidores ao erro.
“Nessa pesquisa nós procuramos mostrar que há produtos acessíveis ao bolso do consumidor, independente da renda”, disse o coordenador de Fiscalização, João Lessa.
Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon-AL, reforça a importância de se fazer uma análise da sua situação financeira antes de ir às compras, para que os consumidores evitem gastos desnecessários.
Outro aspecto a ser considerado antes de efetuar a aquisição de um produto ou serviço é a forma de pagamento, pois em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento. Caso o consumidor opte pelo pagamento parcelado, é preciso ficar atento aos juros do cartão.
“É de extrema importância o trabalho realizado pela equipe de fiscalização para levar aos consumidores um conhecimento acerca dos preços dos mais variados produtos, evitando possíveis descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor, pois são em períodos como esse em que as ocorrências são mais frequentes”, ressaltou.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
A pesquisa está disponível no link http://www.procon.al.gov.br/documentos