A captação de água bruta do Sistema Pratagy está sem energia desde 1h10 da madrugada desta quinta-feira (21). Assim, as bombas que fazem a captação de água bruta seguem paralisadas, o que também compromete o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), situada no Benedito Bentes, em Maceió, e que produz água para cerca de 40% da capital.
Como consequência, o repasse de água tratada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para a BRK distribuir aos moradores segue suspenso. A Equatorial, que é responsável pela rede elétrica, já foi acionada.
Desse modo, o abastecimento dos bairros da orla marítima, Farol, Gruta de Lourdes, Jacintinho, Benedito Bentes e região do Centro ao Pontal da Barra está comprometido.
Casal ressalta que, tão logo a energia seja restabelecida, a captação de água voltará a ocorrer para posterior envio do líquido à ETA. Porém, a recuperação do abastecimento para as áreas afetadas vai ocorrer de forma gradativa.
A Equatorial informou que já possui equipes em campo trabalhando na manutenção da rede para restabelecer o fornecimento de energia à captação de água do Sistema Pratagy.
Mar Vermelho, Capela, Porto de Pedras e Taquarana
Quatro ocorrências de falta de energia, verificadas pelos técnicos da Casal no horário das 6h às 7h30 da manhã desta quinta-feira (21), estão afetando o fornecimento de água para Mar Vermelho, Capela, Porto de Pedras e Taquarana. Essas interrupções ocorreram nas estações elevatórias de água bruta (EEAB) que atendem a esses municípios.
A Casal registrou essas ocorrências com a Equatorial Alagoas e aguarda que a concessionária de energia restabeleça a operacionalidade da rede elétrica. Quando isso ocorrer, a Companhia atuará para reativar o maquinário das estações, voltando a fornecer água tratada para a Verde Alagoas distribuir para a população desses municípios.