O anúncio da convocação da seleção brasileira para o Pré-Olímpico, que vale duas vagas nas Olimpíadas de Paris em 2024, é um alerta para os torcedores, que já começam a pensar nos desfalques que seus times terão logo no início da temporada.
E um aviso: nomes como Endrick e John Kennedy perderão uns bons dias a serviço da equipe nacional…
O Pré-Olímpico será disputado entre os dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. De acordo com planejamento anunciado pelo técnico Ramon Menezes, os jogadores se apresentam à seleção em 8 de janeiro e ficam até dia 16 na Granja Comary, em Teresópolis.
O embarque para a Venezuela acontece em 17 de janeiro, seis dias antes da estreia contra a Bolívia. O Brasil ainda enfrenta Colômbia (dia 26), Equador (29) e Venezuela (1º de fevereiro) na busca por duas vagas na próxima fase, que será disputada no formato de quadrangular final.
Ou seja, caso a seleção avance como o esperado, é certo que o Palmeiras não terá Endrick na Supercopa do Brasil contra o São Paulo, em partida marcada para 3 de fevereiro, ainda sem horário definido. O Tricolor teve um jogador convocado, o lateral-esquerdo Patryck, mas que é apenas terceira opção do setor no elenco de Dorival Júnior.
O atacante palmeirense também desfalcará a equipe de Abel Ferreira em até sete rodadas do Campeonato Paulista, período em que o Verdão fará, por exemplo, um clássico com o Santos, no Allianz Parque. O mesmo acontece com Patryck, fora por exemplo de Corinthians x São Paulo, também pela fase de grupos do estadual.
Mas São Paulo e sobretudo Palmeiras não são os únicos que sofrerão com isso. Trio do Corinthians, Guilherme Biro, Giovani e Matheus Donelli também desfalcarão a pré-temporada da equipe de Mano Menezes e os sete jogos iniciais do Paulistão. Assim como Luan Cândido, único chamado do Red Bull Bragantino.
O problema se prolonga em outros estaduais. No Rio de Janeiro, John Kennedy e Aleksander, do Fluminense, além de Marlon Santos e Gabriel Pec, do Vasco, ficam fora de sete das 11 rodadas da Taça Guanabara, período em que acontece o clássico Vasco x Flamengo.
No Sul, Matheus Dias, do Internacional, e Ronald, do Grêmio, também serão baixas para suas respectivas comissões técnicas. No entanto, voltam a tempo de atuar, caso seja a vontade de Eduardou Coudet e Renato Gaúcho, no clássico GreNal marcado para 24 de fevereiro.
O calendário também atrapalha os convocados que atuam fora do Brasil. Andrey Santos e Danilo, por exemplo, perderão quatro jogos da Premier League, entre eles duelos com Arsenal e Newcastle. O mesmo acontece com Marquinhos (atacante do Nantes), Kaiky (zagueiro do Almería), Arthur Chaves (zagueiro do Acadêmico de Viseu) e outros.