O estado de Alagoas está sob dois alertas de baixa umidade do ar, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira, 28. Um deles é de perigo (cor laranja) e outro de perigo potencial (cor amarela).
Segundo dados disponíveis no site do órgão, o alerta mais sério, de cor laranja, está vigente desde às 11h e tem validade até às 19h de hoje e faz referência aos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mara Grande, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
De acordo com as informações do alerta, a umidade nesses locais podem variar entre 20% e 12%, o que representa risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O outro alerta, de cor amarela, já havia sido emitido ontem e foi renovado às 9h48 de hoje, com validade até às 23h.
As cidades alagoanas afetadas são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olhos d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço da Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
A umidade nesses locais podem variar entre 30% e 20%, o que representa baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
As instruções para estes casos são de: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Em casos de necessidade é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os dois alertas são válidos também para outros estados do Nordeste e podem ser prorrogados, a depender da situação meteorológica.