O São Paulo anunciou a saída de Dorival Junior, que aceitou convite da CBF para assumir a seleção. Em comunicado divulgado pelo clube paulista, o treinador agradeceu pela oportunidade de trabalhar mais uma vez no clube e ressaltou que sua ida para o time nacional é a realização de um sonho.
– É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio – disse Dorival Junior ao site do São Paulo.
Já o presidente do clube, Julio Casares, procurou enaltecer o trabalho feito por sua diretoria. Ao invés de lamentar a perda de Dorival, destacou que o convite feito pela CBF confirma que o clube está na direção correta. Ele desejou sucesso ao treinador.
– O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, disse o Presidente do São Paulo Futebol Clube Julio Casares.
Dorival disse “sim” à CBF neste domingo. Ele deixa o tricolor paulista depois de 54 jogos em 2023, sendo 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. A campanha do time no Brasileiro não foi boa (terminou em 11º, tendo atravessado uma sequência de oito rodadas sem vencer). Mas foi sob o comando do treinador que o São Paulo venceu a Copa do Brasil e deu fim a um jejum de 15 anos sem títulos.
A CBF irá pagar ao São Paulo a multa rescisória, equivalente a três salários do técnico. Já a assinatura do contrato e anúncio oficial devem esperar um pouco mais e sair só a partir do meio da semana ou mais para o fim. É que nesta segunda começa a passagem dos membros da comitiva da Fifa e da Conmebol ao Brasil.
Eles irão à sede da CBF se encontrar com o presidente Ednaldo Rodrigues e com o antigo interventor José Perdiz de Jesus. Também pretendem ir à Brasília para se reunirem com membros do governo federal. O objetivo é se inteirar da crise política que se instalou na entidade e entender se houve violações às regras que proíbem intervenção externa nas confederações.
Ednaldo chegou a ser destituído do cargo por decisão de um desembargador, que anulou as eleições vencidas por ele. Só retornou à presidência após liminar expedida pelo ministro do STF Gilmar Mendes na última quinta-feira.
A visita da comitiva vai durar até a próxima quarta-feira. Só então é que o anúncio de Dorival deve sair.