O técnico português José Mourinho não é mais o treinador da Roma. O clube italiano, que ocupa a nona posição da Serie A, anunciou nesta terça-feira (16) de manhã a mudança no seu comando técnico e disse que, em breve, vai quem vai assumir o posto do “The Special One”.
Mourinho assumiu a Roma em maio de 2021 e, desde então, foi campeão da UEFA Conference League logo em sua primeira temporada e, chegou até a final da UEFA Europa League no ano passado. Na atual temporada, no entanto, o técnico de 60 anos acumula 13 vitórias, 6 empates e 8 derrotas em 27 jogos disputados e amargou resultados ruins nos últimos meses.
A Roma foi eliminada pela Lazio nas quartas de final da Copa da Itália na semana passada e, no último domingo, foi derrotada pelo Milan no Campeonato Italiano. Na Liga Europa, o ex-time de Mourinho ficou em 2º lugar na fase de grupos, atrás do Slavia Pragra, e encara o Feyenoord, que veio da Champions League, nos playoffs pré-oitavas de final da competição continental.
“Nós agradacemos José (Mourinho) em nome de todos da AS Roma pela paixão e comprometimento que ele demonstrou desde sua chegada em Giallorossi. Nós sempre teremos ótimas memórias de sua liderança, mas nós acreditamos que uma mudança imediata é necessária para o melhor do clube. Nós desejamos para José e sua comissão tudo de bom no futuro.”, disseram Dan e Ryan Friedkin, donos da Roma.
O técnico português teve passagens marcantes por Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United e já foi bicampeão da Uefa Champions League. Seu último clube antes da Roma foi o Tottenham da Premier League.
Mourinho chegou a ser especulado como um possível treinador da seleção brasileira após a saída de Tite e durante o período de Fernando Diniz como técnico interino, principalmente quando a novela envolvendo Carlo Ancelotti apontava para uma renovação do técnico italiano no Real Madrid, o que, de fato, aconteceu.
A Roma volta a campo neste sábado, dia 20, contra o Hellas Verona pelo Campeonato Italiano.