Maria de Lourdes, moradora do povoado Retiro, em Junqueiro, teve uma grande surpresa quando viu um dos ovos de uma de suas galinhas. Acontece que o ovo tem um formato inusitado, que lembra uma lâmpada.
Ela cria três galinhas no quintal de casa e, por esse motivo, não soube informar se foi Cócó, Cica ou Garota quem pôs o ovo, que está sendo chocado pela galinha Cócó. Antes do ovo “diferente”, elas puseram outros sem nenhuma alteração.
A filha, Lidiane, disse que a mãe cria galinhas há mais de 40 anos. Elas são alimentadas com xerém de milho e ração de crescimento. A reportagem procurou a médica veterinária Thalya Karlla de Almeida Firmiano, que explicou os possíveis motivos do formato do ovo.
“A forma comum do ovo é produzida pelas membranas e não pela casca calcificada. A casca é uma estrutura única, resultado da evolução, tendo função de proteção do ovo, troca de gases, fornecimento de cálcio para o desenvolvimento do embrião e impede a invasão dos microorganismos. O cálcio da casca, inclui proteínas como colágeno e glicoproteínas. A parte mais importante é a calcificação, quando a galinha não recebe nutrientes adequados ou tem alterações hormonais, há dificuldade na formação da casca”, disse.
“Não é comum que a alteração seja na casca. Geralmente acontece de ter 2 gemas, tamanhos menores ou maiores. O que aconteceu, pode ter sido decorrente da junção de 2 ovos (fusionaram) durante o período uterino ou um único ovo que mudou a arquitetura no decorrer das contrações. No mais, se as alterações persistirem, deve-se avaliar o animal e se necessário, suplementação com cálcio”, completou.