O Flamengo está entre os clubes que monitoram a situação de Thiago Alcântara, segundo informou o jornal “Liverpool Echo” nesta semana. O meio-campista de 32 anos está sem jogar desde abril de 2023 e vive seus últimos meses de contrato com os Reds.
Embora fique livre a partir de julho, o jogador não está totalmente fora dos planos dos ingleses, segundo a publicação que acompanha o Liverpool de perto. Os recorrentes problemas de lesão que Thiago enfrentou no clube, porém, fazem de seu futuro uma incógnita.
Desde que o atleta trocou o Bayern de Munique pelo Liverpool em setembro de 2020, em um negócio de 25 milhões de libras na época, a equipe de Jurgen Klopp entrou em campo 197 vezes. Thiago não esteve disponível em 94 jogos, ou seja, em quase 48% das partidas.
Thiago teve lesão no joelho (que o fez parar por mais de dois meses no fim de 2020), problemas musculares e contraiu coronavírus duas vezes.
O que mais o prejudicou, no entanto, foi um problema no quadril, que foi o que motivou o Liverpool a interromper mais cedo sua última temporada para que ele pudesse ser operado e voltar recuperado para 2023/24. Acontece, porém, que, desde abril, Thiago não retornou.
“Nós sentimos falta de Thiago, preciso admitir”, disse o assistente de Klopp no Liverpool, Pep Lijnders, no último mês de outubro. “Eu sinto muito a falta dele. Você consegue imaginar os nossos novos meio-campistas, que as pessoas tanto têm falado, ainda com Thiago Alcântara junto? A experiência, como ele passa, se move, tudo, nós realmente sentimos sua falta. Ele é um profissional inacreditável e um cara incrível, nós esperamos que ele volte logo”, complementou.
Desde a declaração do membro da comissão técnica, no entanto, Thiago não está sequer liberado a treinar normalmente com seus companheiros. A última previsão de retorno é para o início de fevereiro.
A questão é que, diante do histórico de lesões, o Liverpool não fez qualquer procura ainda ao jogador para tratar sobre seu contrato, que se encerra em 30 de junho. A declaração de Lijnders deixa clara a importância do atleta para Klopp, mas os problemas físicos também pesam.
Se o Liverpool decidir não renovar com Thiago, a questão é se ele será normalmente utilizado até o fim da temporada. Com Klopp, o clube teve diferentes abordagens em casos do tipo. Emre Can e Wijnaldum, por exemplo, deixaram o Liverpool recentemente e seguiram jogando até o fim do contrato, já Naby Keita e Roberto Firmino viram seus minutos em campo diminuir na reta final do vínculo.
Em meio a isso tudo, o Flamengo, clube que Thiago já admitiu ser torcedor. Fãs rubro-negros constantemente “invadem” as redes sociais do atleta para pedir sua contratação. Segundo o jornalista João Guilherme, na viagem de Marco Braz e Bruno Spindel à Europa, uma passagem em Liverpool para conversar com o jogador está prevista.