Moradores de Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP) que acordaram bem cedo neste domingo (28) registraram uma formação diferente no céu. As imagens de uma nuvem gigante em formato de rolo foram enviadas à EPTV, afiliada da TV Globo, por Ana Laura Alves Morelli e Vanessa Pignata e foram classificadas como “estranhas”.
Professor da Unesp Jaboticabal e especialista em agrometeorologia, Glauco Cortez explica que o fenômeno é chamado nuvem rolo, muito comum no verão.
“Para a formação, a gente precisa do ar frio que está dentro dela sair no sentido de movimentar para fora e encontrar o ar quente que está fora da nuvem. Aí essa movimentação do ar faz com que essas partículas de água fiquem agrupadas dessa forma, no rolo, que é uma nuvem bem diferente”, diz.
Segundo Glauco, a nuvem rolo causa chuva, mas não foi muito forte. “Assusta mais pela formação, mas serve de alerta porque a atmosfera está em condições de formar nuvens cumulonimbus.”
Desde o início da manhã deste domingo, chove na região de Ribeirão Preto. Segundo a Climatempo, ventos vindos do Norte do país para a região carregam umidade, espalhando chuva pelo estado de São Paulo.
As chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e ventos. Em Sertãozinho, Barretos, Taquaritinga e São Joaquim da Barra, são esperados 10 milímetros de chuva.
Na segunda-feira (29), a expectativa é da chegada de uma massa de ar seco vinda no interior do país. Isso quer dizer que pode esquentar e chover menos.