Na passagem dos seus 192 anos, a Polícia Militar de Alagoas celebra, nesta terça-feira (6), a solenidade de comemoração, marcada para iniciar às 14h no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi), no Trapiche da Barra, em Maceió (o evento, anteriormente marcado para ocorrer na APMSAM, foi realocado para o Ginásio).
A cerimônia militar alusiva ao aniversário da instituição, que terá a presença do governador Paulo Dantas, contará com promoção de oficiais e praças da corporação e outorga de medalhas institucionais. O ato solene terá ainda os ritos tradicionais com guarda de honra, centro musical, pelotões com representação de unidades, encerrando com desfile da tropa e de viaturas em continência à maior autoridade presente.
“São 192 anos construídos unicamente com a bravura dos nossos heróis. Olhamos com orgulho para o nosso passado, honramos aqueles que derramaram sangue e suor por esta Corporação, ao mesmo tempo que exaltamos cada militar, homens e mulheres, oficiais e praças, comandantes e comandados, que hoje veste seu uniforme e sai para executar o seu serviço, servindo e protegendo essa terra de tantas belezas, riquezas e gente trabalhadora. Que a nossa tropa atual e os futuros integrantes tenham vigor para seguir combatendo por longos anos”, exaltou o comandante-geral, coronel Paulo Amorim.
História – Criada em 03 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos.
Com o passar dos anos, a Polícia Militar de Alagoas, participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional, a exemplo da Guerra do Paraguai, em 1865, compondo o 20º Batalhão de Voluntários da Pátria; na Revolução Constitucionalista; no combate ao Cangaço; entrou na II Grande Guerra Mundial combatendo ao lado dos aliados, entre tantos feitos e fatos até os dias de hoje.
Tendo como sua missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, a PM conta com seus agentes do quadro de combatentes, de administração, especialistas, da área da saúde e também de músicos. São sete grandes comandos, batalhões, companhias, unidades administrativas, de ensino, diretorias, seções e setores. Ao todo, 7.763 homens e mulheres integram atualmente a Corporação.