Alguns dos estudantes de Maceió que participaram do Pré-Ifal Educar É Massa, uma série de aulões realizados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram aprovados em primeiro lugar no processo seletivo para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O resultado final para o Campus Maceió foi publicado na última terça-feira (6), no site da instituição de ensino. Alunos da rede estadual que acompanharam os três dias de aulões – abertos a todos os estudantes da rede pública de Alagoas, não só da capital – também foram aprovados para o Ifal.
Kauan Vinicius Santos da Silva, 15 anos, é estudante da Escola Padre Pinho, localizada no bairro Cruz das Almas. Ele participou ativamente dos aulões do Pré-Ifal e contou que foi aprovado para o curso de Eletrotécnica e que ficou muito surpreso, quando viu que ficou em primeiro lugar.
“Eu fiquei muito feliz em ver meu nome lá. Falei para minha família e comemoramos juntos, até porque foram eles que me deram muito apoio durante a trajetória. Tive um resultado muito bom, mesmo a prova sendo bem difícil. Tinha dias que eu amanhecia estudando, fiquei bem focado em passar”, disse o estudante.
Ele também destacou o que revisou nos aulões e o incentivo dos professores da escola. “O Pré-Ifal me ajudou muito no meu campo de visão sobre matemática, português. Revisei muitas coisas, sobre potência, regra de três, assuntos de geografia. Acho que se eu não fizesse esse Pré-Ifal não teria conseguido ser aprovado, foi um suporte. Agradeço também aos meus professores”, revelou.
O professor da escola, Allan Gomes, que também foi responsável por coordenar as ações referentes ao Pré-Ifal na unidade escolar, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa. “Este projeto é o esforço de todos da escola que vai da direção até os funcionários de apoio. É um agradecimento para todos e à Semed. Precisamos de mais apoio para termos mais êxito. A Escola Padre Pinho está de parabéns, pois todos seus setores escolares fizeram parte de forma incondicional. Parabéns aos diretores, coordenadores, todos da secretaria, funcionários da escola, empresa contratada e professores”, pontuou.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, também comemorou as aprovações e parabenizou estudantes, professores, a rede pública municipal de ensino e todos os envolvidos no Pré-Ifal Educar é Massa. “Estamos muitos felizes, eu e o prefeito JHC, pela possibilidade de contribuirmos com essas conquistas. O Ifal é uma oportunidade de ingresso em um ensino médio de muita qualidade, além do curso técnico profissionalizante, levando a uma transformação de vida por meio da educação. É nisso que acreditamos. E acreditamos também no potencial de cada jovem maceioense, de cada jovem alagoano”, afirmou Jó.
Pré-Ifal e Se liga no Ideb!
O aluno Guilherme Santos, 16 anos, da Escola Municipal Haroldo da Costa, foi aprovado em primeiro lugar para o curso Edificações no Instituto Federal de Alagoas. Ele participou do Pré-Ifal Educar é Massa e das ações educativas do Se Liga no Ideb, onde conseguiu ganhar um IPhone.
Para a diretora da unidade de ensino, Maísa Malta, a aprovação de Guilherme é resultado da soma de muitas mãos, especialmente as dos professores que compõem a escola. “Nós que fazemos a escola Haroldo da Costa nos sentimos felizes e com uma sensação de dever cumprido, pois mais um ano conseguimos um número significativo de aprovação para o Ifal. E este ano ainda mais gratificante, pois nosso aluno liderou o ranking na classificação, em primeiro lugar. Essas aprovações refletem no nosso fazer pedagógico, pois mostram que estamos no caminho certo. Agradecemos os professores dos nonos anos, aos professores dos anos anteriores que contribuíram para a vida escolar do aluno”, ressaltou.
‘Iniciativa ajudou muitas pessoas’
Paulo Diego Neves, 15 anos, é estudante da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque. Ele participou dos três dias do Pré-Ifal da Educação de Maceió, sendo aprovado em primeiro lugar para o curso de Química. O aluno até agradeceu nas redes sociais à secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, pela realização da iniciativa.
“Sinto muita gratidão porque é muito difícil aqui em Maceió ter uma oportunidade dessas nas áreas de baixa renda. Essa iniciativa ajudou muitas pessoas que, como eu, não têm dinheiro para pagar cursinhos. Outros alunos de outros municípios também foram para esses aulões e conseguiram a aprovação. Eu me senti na obrigação de agradecer, e se eu pudesse agradeceria pessoalmente todos os professores do Pré-Ifal, porque todos me ajudaram a conseguir a vaga”, afirmou.
Ele contou que estava esperando o resultado ser publicado há quase um mês e estava preocupado porque as pessoas falavam que o curso que ele escolheu era muito concorrido. Mas, ao mesmo tempo, estava confiante, já que estudou o que estava proposto na prova.
“Eu já vinha estudando, bem confiante, aulão, técnicas de provas, mas ainda assim bateu um nervoso, uma ansiedade. O Pré-Ifal me ajudou muito também principalmente a responder as questões em um tempo curto, algumas técnicas como leitura de enunciado, revisões de assuntos, todos os professores de lá foram muito úteis”, concluiu o estudante.
O Pré-Ifal ocorreu em novembro e dezembro de 2023, e teve como objetivo preparar os estudantes dos 9º anos da rede pública de ensino para o Exame de Seleção para os cursos técnicos oferecidos pelo Ifal.
Foram três dias de aulão com professores renomados nas áreas de ciências, matemática e português. Os estudantes receberam material de estudo exclusivo, participaram de sorteio de brindes e dinâmicas durante as aulas.