A partir deste sábado (10) até a próxima terça-feira (13) uma força-tarefa de sete mil homens e mulheres vão atuar em Alagoas para reforçar a segurança pública no Estado durante o carnaval.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que coordenará a Operação Carnaval, serão intensificadas as abordagens, policiamento ostensivo nas localidades com maiores aglomerações e rondas em toda a faixa litorânea.
O órgão dividiu os policiais militares da seguinte maneira:
Para as regiões Norte, Zona da Mata e Sul, estarão à disposição 1.673 militares. Eles ficarão em polos como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Joaquim Gomes, Messias, Penedo e Coruripe.
No Sertão e Agreste, ficarão disponíveis para fazer a segurança dos foliões 1.478 policiais. Eles estarão distribuídos nas cidade de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Piranhas.
A Região Metropolitana de Maceió terá 820 policiais fazendo rondas em Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.
O planejamento, segundo a SSP, ficou estabelecido em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE), as prefeituras e os organizadores das festas.
Treze delegacias de plantão
Já para o órgão investigativo, a SSP informou que a 2.050 agentes da Polícia Civil ficarão de plantão em 13 delegacias do estado.
Além da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a Região Metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estarão funcionando 24 horas.
No mesmo sistema de funcionamento, também terão delegacias de plantão extras nas cidades de Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes festejos carnavalescos.
Na capital, também funcionará o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Chã de Bebedouro.
Estarão ainda de prontidão, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (Tigre).
A novidade deste ano é a criação de Centrais de Registros de Boletins de Ocorrência (BOs) que funcionarão 24 horas na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió), e nas delegacias de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas.
Bombeiros e Polícia Científica
A Segurança Pública também designará 210 bombeiros por dia e os alunos de Curso de Formação de Praças para ficarem de plantão. Serão utilizadas 51 viaturas e uma aeronave.
Eles ficarão em 19 postos fixos, equipados para o combate a incêndio, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e salvamento terrestre.
Também contarão com 11 postos avançados e 21 postos de salva-vidas.
A Polícia Científica trabalha com toda a sua capacidade, atuando em regime de plantão 24 horas, com os institutos de Criminalística, de Maceió e do Agreste, e os institutos de Medicina Legal da capital e de Arapiraca.
Canais digitais
A SSP orienta que qualquer necessidade de denúncia a população, além de buscar os atendimentos presenciais, também pode solicitar ajuda pelo Disque-Denúncia 181, que são ligações anônimas e gratuitas.
As informações também podem ser repassadas pelo site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. O canal ainda pode ser usado para comunicar a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça.
Outro serviço digital disponível é o Alerta Celular, sistema que cria um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel e pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem, os policiais possam verificar o status do item apreendido.
O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho e alterar o status dele, caso seja necessário.