Gabriel Costa, 18 anos, filho de Gal Costa, entrou com ação na Justiça para reivindicar os direitos à herança deixada pela cantora, falecida em novembro de 2022, aos 77 anos. A contestação questiona a fração do patrimônio destinada à viúva da artista, Wilma Petrillo.
A Justiça nomeou Petrillo como inventariante dos bens da estrela da MPB, em setembro de 2023. Já em janeiro, o filho de Gal acionou seus advogados para confrontar a decisão primária. A informação foi dada em primeira mão à colunista Mônica Bergamo.
Gabriel Costa passou um tempo na guarda temporária de Petrillo logo após a morte da cantora. Ela solicitou à Justiça ter seu relacionamento reconhecido como união estável, alegando ter mantido relação amorosa com a cantora por 24 anos. O reconhecimento lhe daria direito a 50% do patrimônio deixado pela baiana, que a artista deixou apenas um herdeiro.
Porém, a defesa de Gabriel contesta que elas tenham formado par romântico por tantos anos, afirmando que Petrillo teria atuado apenas como empresária e madrinha do menino na maior parte do tempo.
Após a morte de Costa, uma reportagem da revista Piauí trouxe à tona denúncias de ex-funcionários e amigos da cantora sobre episódios de assédio moral, ameaças e golpes financeiros que a empresária teria praticado.