O prefeito de Maceió, JHC, comemorou a redução da taxa de desemprego na capital alagoana, que é a menor do Nordeste. Maceió é responsável por gerar 6 em cada 10 empregos em Alagoas. A taxa de desemprego, em Maceió, é de 8,4%, ou seja, a menor dos últimos 12 anos, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
JHC destacou que a redução também é fruto de investimentos feitos no turismo, que possibilitam alta temporada durante todo o ano.
“É a capital de todos os alagoanos colocando o Estado no topo. Vocês conhecem alguma indústria que gera um saldo de quase 40 mil novos empregos em três anos? É o setor de serviços que está ligado diretamente à indústria do turismo. Cada real deixado na cidade se espalha”, disse JHC.
O prefeito ressaltou ainda os investimentos feitos nos últimos anos, graças à organização nas contas públicas.
“Em três anos conseguimos um número surpreendente de investimentos públicos. Saímos do último lugar e somos a primeira capital do Nordeste e terceira do país, estamos investindo quase 20% da nossa receita corrente líquida”, disse.
Turismo no topo – A busca incessante por Maceió como destino turístico líder no Brasil é impulsionada pelo dedicado trabalho promocional da Prefeitura de Maceió. Em 2023, a rede hoteleira de Maceió apresentou um notável aumento de cerca de 20% no fluxo de visitantes, ultrapassando significativamente os anos anteriores.
O turismo internacional registrou crescimento superior a 350%. Até março, a previsão é de receber aproximadamente 1,5 milhão de turistas na capital alagoana, levando a taxa de ocupação hoteleira a operar próximo dos 100%.
“Até março, já neste ano, vamos receber um milhão e meio de visitantes, com gasto médio de 2.100 reais. Isso dá 3 bilhões de reais na economia local. Hoje somos o destino mais procurado do Brasil. É alta temporada no ano inteiro”, frisou JHC.
Durante a alta temporada, Maceió conquistou mais de 45 vôos semanais, incluindo novas rotas internacionais. Foram 140 mil desembarques, entre nacionais e internacionais, representando um acréscimo de quase 27 mil passageiros em relação a dezembro de 2022.