Municípios da Baixada Fluminense foram impactados pela forte chuva do início da noite desta quarta-feira. A cidade de Nova Iguaçu é a com mais publicações nas redes, nas quais moradores divulgaram vídeos de enchentes e estabelecimentos alagados. Em um dos registros, é possível ver o momento em que um homem, identificado apenas como Marcos Vinícius, resgata uma criança de colo e uma mulher, acuadas dentro de um carro na região do Marco II. Elas são puxadas pelo braço para um lugar seguro e, logo depois, o veículo é levado por uma enxurrada.
Em outro ângulo, o vídeo mostra que Marcos Vinícius estava em um ônibus, apoiado com a perna esquerda na escada de entrada, e com a direita segurando a traseira do veículo. Ele puxa primeiro a criança, que está aos prantos, e depois ajuda a mulher. Ambas são colocadas dentro do transporte público.
No X, antigo Twitter, moradores publicaram diversos vídeos, incluindo de um restaurante alagado, onde a água chegou ao tornozelo dos clientes. Alguns, inclusive, tentaram se proteger da água subindo nas cadeiras.
Além da Baixada, bairros da Zona Oeste do Rio, como Bangu e Jacarepaguá, também foram afetados pela intensidade das chuvas nas regiões. Por volta das 18h, moradores começaram a denunciar alagamentos em diversas ruas.
Segundo o Alerta Rio, a previsão na Baixada e na Zona Oeste continua sendo de pancadas moderadas a fortes, com raios, nas próximas horas. No restante do estado, a expectativa é de chuva fraca.
Alerta máximo em Nova Iguaçu
Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, todo o efetivo da Defesa Civil do município está nas ruas. Até o momento, não há registro de feridos ou mortos, e a cidade segue em estágio de alerta máximo. Foram registrados alagamentos nos bairros de Cerâmica, Marco II, Jardim Alvorada, Rosa dos Ventos e Rodilândia, Austin e Comendador Soares. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para resgatar moradores que ficaram presos em suas casas em decorrência dos alagamentos.
Há pontos de apoio em Tinguazinho (Escola Municipal José de Anchieta) e no Morro do DPO (Instituto de Educação), em Austin.
Município do Rio em Estágio 2
Na noite de terça-feira, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que a cidade continua em Estágio 2, quando há risco de haver ocorrências de alto impacto, ligadas à chuva, na cidade. Essa avaliação persiste desde o dia 4 de fevereiro, devido ao decreto de “Situação de Emergência” em vigor no município.