Uma pocilga, localizada no bairro de Riacho Doce, foi notificada nesta quinta-feira (22) durante uma operação da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Delegacia de Crimes Ambientais.
A Visa ressaltou que a criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida conforme a lei municipal nº 5.318/2003, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Com isso, o proprietário foi notificado e deve retirar os poscos do local no prazo de 10 dias.
Ainda segundo o órgão, a ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela Taenia solium (tênia da carne de porco) pode ocasionar grave infecção intestinal.
População pode denunciar irregularidades
Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.