Um ônibus escolar que transportava estudantes da zona rural saiu da estrada de barro e caiu numa ribanceira município de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Havia 30 pessoas no veículo e 19 ficaram feridas e foram encaminhadas à Unidade Mista de Saúde Joaquim Francisco, no Centro da cidade, segundo a prefeitura.
O acidente aconteceu por volta das 7h desta quinta-feira (22). Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram o veículo no meio de uma mata. De acordo com a prefeitura de Macaparana, não houve mortes no acidente. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher de 54 anos ficou presa embaixo do ônibus e precisou ser resgatada. As imagens mostram os bombeiros tentando resgatá-la das ferragens. A corporação informou que ela, depois de retirada, foi levada ao hospital municipal “consciente, orientada e sem sequelas graves aparentes”.
Entre as pessoas socorridas estão duas grávidas, cujas idades não foram informadas. Nas imagens, é possível ver uma mulher recebendo os primeiros socorros ainda no local do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados e enviaram equipes para o local do acidente.
O Samu informou que o ônibus capotou. A prefeitura, no entanto, disse que não houve capotagem, e que o veículo saiu da pista e caiu.
Todas as vítimas foram levadas inicialmente para a Unidade Mista de Saúde Joaquim Francisco. Segundo informações repassadas pela unidade à TV Globo, nove pessoas sofreram fraturas e foram transferidas para hospitais no Recife.
Três vítimas com fraturas foram encaminhadas ao Hospital da Restauração, no Centro da capital pernambucana; quatro ao Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste; e as duas gestantes ao Hospital Barão de Lucena, também na Zona Oeste.
De acordo com o Hospital da Restauração, as vítimas encaminhas à unidade — uma mulher de 39 anos, uma adolescente de 12 anos e duas adolescentes de 15 anos — estão sendo avaliadas por uma equipe multidisciplinar e apresentam quadro geral de saúde estável.
O que diz a prefeitura?
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que, no momento do acidente, o veículo trafegava com capacidade de pessoas menor que sua capacidade total, e que, entre os 30 ocupantes, estavam estudantes e acompanhantes.
A nota também afirma que o condutor tem carteira de habilitação na categoria AD, necessária para esse tipo de transporte, bem como curso de formação de condutor de transporte escolar válido.
“O veículo encontra-se com todas as manutenções em dia, segundo informações do proprietário do veículo tendo sido feito a última revisão em janeiro de 2024, justamente prevendo o início do ano letivo. Conforme apurações iniciais pela secretaria, tratou-se de um acidente em estrada de terraplanagem, sem vítimas em estado grave ou fatais”, afirmou.
A prefeitura também disse que, até o momento, está acompanhando oito pacientes que, após atendimento médico, precisaram ser transferidos para hospitais de referência no Grande Recife.