A Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines cancelaram os voos desta quarta-feira (28) de e para Buenos Aires em virtude de uma greve de funcionários do setor aéreo na Argentina.
A paralisação foi convocada por três centrais sindicais e associações de classe, que rejeitaram o aumento salarial de 12% para empregados da companhia aérea Aerolíneas Argentinas e para a empresa de operações Intercargo.
Segundo o jornal La Nación, a parada pode afetar 45 mil passageiros no Aeroporto Internacional Jorge Newbery e outros 30 mil no Aeroporto Internacional de Ezeiza. A Aerolineas Argentinas disse ao jornal que nenhum voo será afetado e que procuram chegar a um acordo com os sindicatos.
Veja o que dizem as companhias aéreas:
➡️O QUE DIZ A LATAM: Em nota, a empresa informa que, devido à confirmação da greve da Intercargo para o dia 28 de fevereiro, a companhia cancelou suas operações de e para a Argentina para essa data.
“A Intercargo é uma empresa estatal que presta serviços de rampa na Argentina, responsável pela transferência de passageiros e suas bagagens das estações das companhias aéreas para as aeronaves e vice-versa, entre outras tarefas”, diz.
A empresa diz que há dois caminhos aos passageiros afetados, disponíveis pelo menu Minhas Viagens:
Alterações de data/voo: Todos os passageiros que desejarem alterar a data/voo sem custo (podendo ser ida e volta simultaneamente) podem fazê-lo para até 1 ano a partir do primeiro voo, respeitando a origem e o destino do itinerário.
Reembolsos: os reembolsos se aplicam sem ônus e para todos os cupons de bilhetes não utilizados.
➡️O QUE DIZ A GOL: Em nota, a empresa informa que cancelou todos os seus voos com destino ou origem na Argentina nesta quarta-feira, 28 de fevereiro. A ação se deve à greve anunciada para esta data pela Intercargo, responsável pela infraestrutura em terra nos aeroportos argentinos.
“A paralisação afetará a operação aeroportuária nas cidades em que a Companhia tem voos agendados para esta data (Buenos Aires – AEP e EZE, Córdoba-COR e Rosário-ROS), impossibilitando a realização das operações”, diz a Gol.
Alterações de data/voo: todos os clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, de acordo com a vontade de cada passageiro. “Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL”, diz a empresa.
Para atender os clientes afetados, a Gol também criou operações extras para o dia 29 de fevereiro:
Em caso de dúvidas, o Cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.
Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h.
Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.