As cidades de São Brás e Olho D’água Grande estão com o abastecimento prejudicado, nesta sexta-feira (1º), em razão de um rompimento na adutora de 450 milímetros, responsável por conduzir água até as duas localidades. A empresa Agreste Saneamento trabalha na manutenção emergencial da tubulação e prevê concluir o serviço por volta das 20h de hoje, a partir de quando o abastecimento será retomado gradativamente.
Barragem Caçamba
Profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalham também na manutenção de uma bomba anfíbia utilizada na captação de água bruta da barragem Caçamba, situada em Quebrangulo. O equipamento será trazido para a oficina da empresa em Maceió para passar por intervenções especializadas.
Com isso, o Sistema Caçamba, que complementa o abastecimento de Palmeira dos Índios e de Quebrangulo, está inoperante. No entanto, as duas cidades estão sendo abastecidas, respectivamente, pelos Sistemas Carangueja e Caranguejinha, que fornecem o maior volume de água para cada localidade.
A água tratada pela Casal é repassada para a concessionária Águas do Sertão distribuir aos moradores das duas cidades. A previsão da Companhia é que até a próxima quarta-feira (6) a bomba da captação seja reinstalada na barragem Caçamba e, desse modo, o sistema volte a operar para retomar a vazão normal do volume de água ofertado à Águas do Sertão e, por conseguinte, aos moradores das duas cidades.
Bomba danificada em Traipu
Outra manutenção emergencial que esta sendo realizada por técnicos da Casal nesta sexta-feira (1º), é na l de uma bomba que faz a captação de água bruta do Sistema de Abastecimento de Traipu. O equipamento apresentou defeito logo após uma falta de energia.
Uma equipe técnica da Casal já se encontra no local. Tão logo consiga reparar a bomba, a captação será reiniciada para que a água chegue até a Estação de Tratamento (ETA). Em seguida, depois de tratada, ela será repassada para a Águas do Sertão distribuir aos moradores.
Fornecimento normalizado em Pão de Açúcar, Jaramataia e Igaci
As cidades de Pão de Açúcar, Jaramataia e Igaci, que ficaram com o abastecimento deficiente nessa quinta-feira (29) devido ao rompimento das respectivas adutoras, já estão com o fornecimento de água em fase de normalização hoje, após o trabalho de manutenção realizado pela Casal. A água tratada pela Companhia voltou a ser repassada para a Águas do Sertão, que é responsável por distribuir aos moradores.