De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em outubro de 2023, o Brasil tinha quase 1,5 milhão de trabalhadores por meio de aplicativos de serviços no quarto trimestre de 2022, incluindo motoristas, entregadores de comida e outros profissionais. Eles trabalham para empresas como Uber e 99, que conectam prestadores de serviço e usuários.
Essa forma de transporte tornou-se muito popular em virtude da conveniência e facilidade de acesso. O passageiro pode solicitar uma corrida através do aplicativo usando seu smartphone, e um motorista próximo aceitará a solicitação e o levará ao destino desejado.
Mas você sabe o motivo pelo qual aumenta o preço da corrida quando está chovendo? Por que fica cada vez mais difícil conseguir um motorista? Isso acontece porque o trânsito fica mais complicado, fazendo com que a corrida demore mais que o comum, além do mecanismo de precificação dinâmica chamado “tarifas de pico” ou “tarifas dinâmicas”.
Quando há uma demanda maior do que a oferta de carros disponíveis, como em dias chuvosos, por exemplo, o algoritmo do Uber pode aumentar os preços para incentivar mais motoristas a entrar na plataforma para atender os usuários.
Outro motivo que leva ao aumento no preço das corridas é a concorrência com mototaxistas e motoboys, que tende a diminuir, já que a população fica sem opção de poder recorrer a esses veículos.