Maceió começa 2024 como o destino mais vendido do Brasil. A maior empresa de venda de pacotes turísticos da América Latina, a CVC Viagens, registrou a liderança da capital alagoana entre os dias 1 de janeiro e 29 de fevereiro no acumulado de vendas. Uma dianteira absoluta da cidade, que se mantém no topo do ranking desde o ano passado, desbancando concorrentes já extremamente consolidados, como Rio de Janeiro e Salvador.
“O turismo é nossa indústria riqueza. Uma força econômica limpa, não poluente, e que contribui para a preservação ambiental. Este resultado é fruto de trabalho, foco e muito planejamento”, afirmou o prefeito JHC. O período de alta estação vai até o final de março, com a Semana Santa, e a expectativa é que Maceió encerre o ciclo recebendo mais de 1,5 milhão de visitantes. O gasto médio diário do turismo é de R$ 2.100, gerando uma movimentação financeira na casa dos R$ 3 bilhões.
Maceió é a capital com a menor taxa de desemprego do Nordeste, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No último trimestre do ano passado, a capital alagoana reduziu a taxa de desocupação de 9,1% para 8,4%. O desempenho de Maceió supera o da região, onde o desemprego atinge 10,4% da população. O setor de serviços, puxado pela explosão do turismo, é o grande responsável pela oferta de trabalho.
O segmento, que engloba atividades como restaurantes, hoteis, lojas, salões de beleza e eventos, teve uma alta de 8,47% no período. Outro dado relevante é que a maior parte das novas vagas criadas são ocupadas por mulheres, com 50,28% das contratações, quando a média nacional feminina é de 44%.
Os levantamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que 6 de cada 10 empregos criados em Alagoas, estão em Maceió. É um dos maiores percentuais do país em participação de uma única cidade frente ao Estado.
Investimento- Desde 2021, Maceió vem investindo fortemente no setor turístico. A prefeitura aportou perto de R$ 30 milhões em promoção de eventos para agentes e operadores, rodadas de negócios, fantours e outras ações de marketing. A prefeitura também tem intensificado esforços para atrair turistas em períodos fora do verão. O São João Massayó, por exemplo, movimentou mais de R$ 350 milhões na economia local, se firmando como o mais importante festejo junino do litoral nordestino.