O deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, destacou a importância dos resultados positivos alcançados pela economia nacional, que se refletiram no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Dados do IBGE demonstraram crescimento de 2,9% no PIB do Brasil em 2023, com um valor total de R$ 10,9 trilhões.
“O crescimento do PIB é uma excelente notícia e se traduz em geração de empregos e riquezas em nosso país”, afirmou Lira. O parlamentar alagoano também ressaltou a importância de dois fatores, entre outros, responsáveis pelo indicador econômico positivo: o empenho do Congresso em avançar rumo à discussão e aprovação de pautas econômicas vitais para o país e a atuação decisiva do agronegócio nacional.
“Este crescimento foi resultado do estupendo desempenho da agropecuária que cresceu 15,1% em 2023 em relação ao ano anterior, um recorde histórico. A supersafra de 319,9 milhões de toneladas de grãos no ano passado e os bons preços no mercado internacional ajudaram a alavancar a economia brasileira. Assim como a aprovação de medidas econômicas pelo Congresso Nacional que criaram um ambiente positivo para o crescimento do PIB nacional”, reiterou Lira.
Com o aumento PIB, o Brasil voltou ao grupo das 10 maiores economias do mundo. Um levantamento da consultoria Austin Ratings — com base nos dados preliminares de PIBs em valores correntes que já foram divulgados por 54 países — mostra que o Brasil ultrapassou o Canadá e a Rússia, para ocupar a 9ª posição do ranking, com um PIB de US$ 2,17 trilhões no ano passado.